Garota Online - Zoe Sugg

22:22


Titulo: Garota Online
Titulo original: Girl Online
Autora: Zoe Sugg
Editora: Verus
Páginas: 308
ISBN: 9788576864158
Gênero: Jovem Adulto (YA)
Classificação: ♥ ♥ ♥ ♥ 

Penny tem um segredo.
Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida.
Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum.
De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.
Garota Online é um livro encantador, que traduz exatamente o que significa crescer e se apaixonar na era digital.

"Garota Online" conta a história de Penny, uma garota adolescente como outra qualquer, tem suas inseguranças e medos, a "diferença" é que ela criou um blog anônimo onde desabafa e conversa com outras pessoas que se identificam com o que ela passou. A única pessoa que sabe que ela é quem está por trás do Garota Online é seu melhor amigo, o Elliot <3


Como a mãe da Penny trabalha com casamentos, mais precisamente casamentos com temas "diferentes", surge a oportunidade de ir para Nova York (gente, o casamento tinha como o tema Downton Abbey ♥).

Chegando lá, ela conhece o Noah, um garoto lindo, meigo e com jeito de rock star (palavras da Pen, não minhas, haha), que tem muito em comum com ela! Romance à vista!


O livro é bem levinho, apesar de tratar de alguns temas sérios (que comento depois, haha), e a leitura é bem fluida. Tem algumas partes bem divertidas com citação (?) à Beyoncé e a outras divas!

Eu achei bem legal que mesmo tratando de problemas como a auto-estima baixa, amizades que não fazem bem, homofobia, medos e traumas, o livro não ficou uma coisa chata, depressiva e mimizenta (essa palavra existe?). Alguns temas eu achei que podiam ser mais desenvolvidos, mas foi bem legal como ela trabalhou esses assuntos!


Ah, outra coisa bem legal é que os posts do Garota Online estavam no blog, podíamos ler tudo que era postado. Eu super curti porque deu uma sensação de proximidade maior à protagonista e parece mesmo que é real e estamos visitando o blog.


Lado negativo: por mais interessante que estivesse o livro, poucas coisas aconteceram, e o que aconteceu demorou uma eternidade. As coisas que estão na sinopse toda só acontecem lá pelo quase fim do livro. Tinha muita coisa que podia acontecer ainda. Opa, ficou um pouco redundante!

Isso pode ter sido por ela ser uma escritora iniciante, resolvi dar um desconto, mas tem muitas autoras por ai que fariam muito mais com esse plot.


O livro faz parte de uma trilogia, então possa ser que mais coisas aconteçam e ela desenvolva e se aprofunde mais em algumas coisas tratadas no livro.

O que realmente gostei é que ele passa uma mensagem de "você não é a única pessoa que está passando por isso. Fique calma que tudo vai se resolver"



Por a Penny ser blogueira, foi tratado de temas como: mais amor na blogosfera, relação autor-leitor e o cyberbully. Faz com que a gente, blogueiro ou não, pare e reflita um pouco. Só porque você está atrás de uma tela não significa que pode chegar em qualquer lugar xingando as pessoas.

Para finalizar o post vou deixar alguns quotes que gostei ♥

Eu tenho um sonho em que, secretamente, todas as meninas adolescentes se sentem exatamente como eu.
E talvez um dia, quando eles perceberem que todas nós sentimos a mesma coisa, vamos poder parar de fingir que somos alguma coisa que não somos.
- pág. 9

Mas depois eu me perguntei se, ás vezes, as amizades não são como roupas e, quando começam a causar desconforto, não é porque fizemos alguma coisa errada. Significa simplesmente que crescemos, e elas não servem mais para a gente.
- pág. 64

Às vezes você só precisa encarar seus medos para perceber que eles nem são reais. Você não vai morrer de verdade - nem vai ser transformado em sapo.
- pág. 86

Nos últimos dias, percebi como o mundo virtual pode ser superficial.
É um mundo onde as pessoas acham normal se esconder atrás de um computador e de um nome de usuario e dizer varias coisas nocivas sobre gente que elas nem conhecem.
- pág. 296

Espero que tenham gostado!
Beijos e até o próximo post,
Leti ♥

You Might Also Like

2 comentários

  1. Quero muito ler logo o livro da Zoe, adoro ela e o canal dela então estou super curiosa. Principalmente por todo mundo estar falando que é uma leitura bem leve e que trata temas da blogsfera *oo*

    Sorriso Espontâneo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu amei! Levinho e trata de temas sérios ao mesmo tempo. Assim que tiver a oportunidade, leia!
      Beijoooos ;*

      Excluir

Subscribe